terça-feira, 26 de junho de 2012

Sites comercializam seguidores, fãs e "curtidas" para as redes sociais.


Sites do Brasil e do exterior estão se aproveitando da febre das redes sociais para cobrar por serviços como "curtir" uma página no Facebook ou um vídeo no YouTube, informou a Folha de S. Paulo.

Serviços como Popular Fans, Social Jump, Big Follow e Twitter King passaram a oferecer diversas ferramentas, até mesmo irregulares, que dão aos internautas, por exemplo, um seguidor no Twitter por preços que variam entre R$0,0006 e R$0,31. Os serviços mais baratos, geralmente, são aqueles que fornecem contas "fantasmas", que não interagem e só servem para aumentar números.

Essa tática para conseguir fãs no Facebook e seguidores no Twitter é utilizada não só por usuários comuns, mas também por agências de publicidade que tentam melhorar a popularidade de seus clientes. "Nosso serviço é polêmico, muita gente critica. As pessoas inflam seus números de forma artificial, principalmente por vaidade, em busca de fama", afirmou o programador Rafael Franco, que tem quatro sites que oferecem esse tipo de serviço.

Muitos sites como esses desrespeitam as regras estabelecidas pelas redes sociais. Um dos 19 termos do Twitter contra spam, por exemplo, alerta para o fato de que o usuário pode ser suspenso se ele "usar ou promover websites de terceiros que prometem atrair mais seguidores" ou se "seguir um grande número de usuários em um curto período de tempo".

Nenhum comentário: