sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pesquisa: o comportamento do brasileiro nos celulares.


O Yahoo! Brasil realizou a pesquisa “Mobile Modes” para descobrir o comportamento do brasileiro no meio móvel. O estudo, em parceria com o Instituto Ipso, revela que os brasileiros estão cada vez mais dependentes de seus dispositivos móveis para executar atividades de lazer, ler notícias ou se comunicar entre amigos.

Os consumidores querem que suas experiências digitais sejam integradas entre as telas – de PCs, smartphones e tablets. Além disso, 65% dos participantes preferem sites que possam ser acessados de qualquer dispositivo e se colocam receptivos à anúncios desde que tragam uma experiência interativa e de entretenimento.

“Um dos motivos para isso é que simplesmente não há espaço para anúncios sem propósito nos celulares e tablets, como vemos nos PCs”, explica Beth Capdevila, pesquisadora do Yahoo! E responsável pelo estudo. Anúncios móveis geram melhor reconhecimento de marca e resposta do público, sendo que 51% dos entrevistados não se importam com a publicidade desde que os permita acessar conteúdo gratuito.

A forma de utilização dos dispositivos para se comunicar também mudou. Quatro entre cinco participantes disseram que fazem uso dos celulares com aplicativos de mensagens instantâneas, enquanto 77% usam seus smartphones ou tablets para verificar e enviar emails. O uso dos dispositivos móveis como ferramenta de compartilhamento de fotos também chama atenção, sendo que dos 53% entrevistados usam esta tecnologia.

A pesquisa foi realizada com 750 brasileiros entre 14 e 54 anos que usam a internet pelo menos uma vez por semana, sendo 62% em smartphone e 28% em tablets. Do total de entrevistados, 49% eram mulheres e 51% eram homens.

Entre os mais jovens, entre 14 e 17 anos, alguns módulos têm destaque: busca, informação, compras e navegação são atividades mais relacionadas aos adolescentes quando se trata de mobilidade. No caso de conexão, entretenimento e administração de tarefas, a idade dos consumidores é indiferente – o que muda é o uso do dispositivo para cada ação.

Nenhum comentário: