quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cartões de vale-alimentação viram alvos de hackers brasileiros.


Especialistas em segurança brasileiros estão alertando para um novo golpe que busca roubar dados de cartões de vale-alimentação, vale-presente, entre outros, emitidos pela Sodexo. Uma mensagem que chega por e-mail informa o internauta que é necessário desbloquear o cartão. A página seguinte, clonada do site oficial, solicita o número e a senha.

O blog "Segurança Importa", do especialista Fernando Amatte, publicou sobre o novo golpe no dia 23 de maio. Amatte observou que "os golpes estão mudando qualquer informação que possa valer algo para você ou para alguém está na mira dos criminosos". Ele obteve acesso a uma pasta no servidor com 60 vítimas.

No último dia 31, Guilherme Scombatti publicou alerta semelhante também em seu blog, "Crimelandia". Analisando um golpe diferente do visto por Amatte, Scombatti também obteve acesso a uma pasta no servidor criminoso que abrigava a página falsa contendo dados de 12 vítimas do golpe.

A fraude é classificada como "phishing" ("pescaria"). No phishing, um criminoso envia um e-mail para milhares de pessoas, solicitando aos destinatários que acessem uma página falsa e forneçam os dados solicitados. O golpe é chamado de "pescaria" porque o e-mail enviado pelo criminoso é a "isca" na qual as vítimas precisam cair para serem roubadas.

Nenhum comentário: