sexta-feira, 8 de junho de 2012

Facebook lança central de aplicativos sociais e games.



O Facebook lançou a sua central de aplicativos que vai ajudar usuários a encontrar o que desejam de forma mais rápida. Nela estarão listados centenas de jogos e outros softwares com funções sociais que utilizam conexão com o Facebook. A central está disponível através do site para desktops, e também em dispositivos móveis equipados com os iOS e Android e próprio aplicativo do Facebook.

O modo de funcionamento é fácil e similar ao de lojas como Google Play (ex-Android Market) e App Store (Apple). A "App Center", como foi chamada, irá oferecer inicialmente cerca de 600 aplicativos, todos revisados pela rede social para atender padrões de qualidade e segurança. A central também vai recomendar aplicativos para usuários com base nos seus interesses ou que seus amigos e contatos gostam.
Com a novidade, a rede social espera diminuir dois problemas. O primeiro é o excesso de solicitações para se tornar parceiro de pôquer, vizinho em fazendas virtuais e outros convites indesejados que não correspondem necessariamente aos interesses do usuário, oferendo a ele o que mais lhe agrada. O segundo é a oportunidade de obter uma pré-visualização do aplicativos antes de baixá-los, com imagens e uma descrição detalhada.

Muito além dos jogos da Zynga como o famoso "CityVille" e dos títulos da Electronic Arts como o popular "The Sims", o Facebook está apostando que, personalizando recomendações, as pessoas vão encontrar novos tipos de aplicações - pagas e/ou gratuitas - além das mais conhecidas.
Segundo Matt Wyndowe, gerente de produto para aplicativos e jogos no Facebook, com o lançamento a rede social tenta preencher uma lacuna importante de busca, ajudando os usuários a encontrar e aproveitar todo potencial das aplicações desenvolvidas para o Facebook. - Até agora, não tínhamos uma resposta satisfatória nessa questão - disse ele.

De acordo com o Facebook, em dispositivos móveis, a Central de Apps não vai competir com as lojas de aplicativos da Apple e da Google. A rede social pretende direcionar os usuários a lojas tradicionais para fazer o download dos softwares que estejam hospedados nelas. Os membros também podem baixar aplicações móveis a partir de seus computadores usando o recurso "enviar para o celular", que aciona o download no aparelho.

A Central de Apps, que o Facebook anunciou no mês passado, foi lançada para usuários dos Estados Unidos na quinta-feira e deve se tornar acessível para todos os membros da rede social em todo o mundo nas próximas semanas. No Brasil, usuários já começaram a testar a plataforma que foi traduzida para o português e divida em seções.

No site para desktops, basta acessar www.facebook.com/appcenter

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