quarta-feira, 24 de junho de 2015

5 utilitários poderosos que podem melhorar o desempenho do Windows



O bom desempenho de um computador com Windows depende de vários fatores, tais como a quantidade de memória e HD disponível, a fragmentação dos arquivos no disco e quantidade tolerável de arquivos temporários, entre tantos outros. Não cuidar destes itens significa contribuir para a diminuição do rendimento e da vida útil dos componentes do sistema.
O consumo de memória em excesso, por exemplo, pode sobreaquecer a placa mãe e causar danos às vezes irreversíveis. Para evitar este tipo de situação, confira a lista abaixo e conheça alguns utilitários que podem ajudar o usuário da máquina a monitorar e preservar o sistema, evitando que o computador tenha problemas comuns com esses ao longo dos anos.
O Ccleaner limpa seu computador de arquivos inúteis (Foto: Reprodução/TechTudo)O Ccleaner limpa seu computador de arquivos inúteis (Foto: Reprodução/CCleaner)
Este é um programa que faz, entre outras coisas, uma varredura do seu computador em busca de arquivos desnecessários no sistema. O CCleaner faz a limpeza de cookies e de arquivos temporários e, com isso, se livra de arquivos do navegador e de dados de registro.
Seu uso é bastante simples. Além dos recursos acima, ele ainda conta com um desinstalador de programas que permite que remover qualquer software instalado no seu computador, liberando mais espaço no disco e, consequentemente, melhorando a performance do PC.
Driver Booster atualiza seus drivers com um clique (Foto: Reprodução/TechTudo)Driver Booster atualiza seus drivers com um clique (Foto: Reprodução/DriveBooster)
O grande diferencial deste software é a possibilidade de realizar a manutenção dos drivers do computador com um clique. A ferramenta faz uma varredura no PC e busca, na Internet, por novas versões para os controladores do hardware, além de oferecer atualizações de forma simples.
Ao utilizar este programa, o usuário não tem que se preocupar em ir ao Painel de Controle para pesquisar por novos drivers manualmente, item por item; com ele é tudo automático. Além disso, o software disponibiliza um recurso de backup muito útil: basta programar a criação de um ponto de restauração do sistema todas as vezes em que um driver novo é instalado, o que evita que a instalação de um ou mais deles cause algum dano irreversível.
Com o BatteryCare, você tem o controle total do estado da sua bateria (Foto: Reprodução/TechTudo)Com o BatteryCare, você tem o controle total do estado da sua bateria (Foto: Reprodução/BatteryCare)
Com uma interface bastante simples, este programa para Windows fornece na barra de notificações do sistema um resumo do estado da bateria do computador, como tempo restante estimado e percentual de carga, tornando fácil a tarefa de monitorar a saúde da bateria e evitar desgastes excessivos. Com apenas um olhar para a barra de tarefas é possível verificar as estatísticas da bateria, como ciclos de descarga totais e os feitos depois da última calibragem, além da quantidade de calibragens já realizadas na bateria.
Integrado ao sistema operacional, o BatteryCare consegue controlar os planos de energia do computador e desativar recursos do sistema como as atualizações do Windows, tarefa eficaz para economizar energia quanto o PC não estiver sendo alimentado por uma fonte externa.
O Revo Uninstaller ajuda a se livrar de programas indesejados (Foto: Reprodução/TechTudo)O Revo Uninstaller ajuda a se livrar de programas indesejados (Foto: Reprodução/RevoInistaller)
Este desinstalador de programas é muito útil para se livrar de softwares indesejáveis na sua máquina, por vezes instalados sem que nem ao menos possamos perceber. Dessa forma, com Revo Uninstaller, podemos evitar que, em pouco tempo de uso, tenhamos um PC cheio de programas inúteis. No mais, trata-se de uma ferramenta mais segura do que a opção de “Adicionar ou remover programas” do Painel de Controle, tendo em vista que o programa não deixa entradas no registro do sistema; ele apaga todos os rastros do software na máquina.
Outros recursos úteis deste programa é sua ferramenta “Gerenciador de Inicialização Rápida”, que permite acelerar o tempo de carregamento do Windows; e o "Removedor de histórico de browser”, que elimina os sites visitados pela última vez automaticamente.
O Advanced System Care é um programa completo que ajuda no desempenho do seu PC (Foto: Reprodução/TechTudo)O Advanced System Care é um programa completo que ajuda no desempenho do PC (Foto: Reprodução/ASC)
O Advanced System Care é uma ferramenta completa para realizar diagnósticos e limpar seu computador de arquivos indesejados, e tudo isso ao mesmo tempo em que trabalha o gerenciamento de memória e melhora o desempenho do navegador e do sistema de maneira geral.
Assim como o CCleaner, o Advanced limpa todos os fragmentos e alterações que alguns programas desinstalados podem deixar em sua máquina. Seus recursos também tomam conta da otimização e limpeza de disco, e ainda removem spywares, limpam arquivos inúteis e reparam o registro do sistema, tudo com um único clique para fazer a análise e reparar.
Na versão paga, o sofwarer ainda conta com desfragmentador de disco, reparador de vulnerabilidade, desfragmentador de registro e uma série de outros recursos que ajudam seu computador a funcionar melhor.

Nenhum comentário: