terça-feira, 9 de junho de 2015

Quais as formas de motivar a sua equipe ?



Premiar os funcionários nem sempre envolve dinheiro. Às vezes, proporcionar um dia de folga no aniversário ou levar a família dos colaboradores para dentro da empresa podem ser boas formas de reconhecimento.

A velha máxima já se tornou clichê, mas é uma verdade, praticamente absoluta, em diversas empresas: “funcionário feliz rende mais”. Mas o desafio para se chegar a essa “tal felicidade” é grande: motivar a equipe sem estourar o orçamento que, na maioria das PME’s é apertado. O jeito, então, é apostar na criatividade para motivar a equipe. Premiações em dinheiro são sempre muito bem-vindas, mas há quem queira mais: reconhecimento, regalias e flexibilidade.

Formas de motivar a equipe

As campanhas de premiação podem gerar uma exposição positiva do colaborador e proporcionar futuras promoções, garante o sócio-diretor do Grupo CDPV, Edson Bregolato. “Uma das maiores contribuições das premiações está no reforço das prioridades e metas para a equipe. Quando bem elaboradas e comunicadas,podem ser um instrumento de troca de experiências e boas práticas, trabalhadas de forma a se construir um ótimo ambiente de trabalho, coaching e feed back”, opina Bregolato.

O consultor de negociação e liderança e autor do livro “Negociação total” – da editora Gente –, José Augusto Wanderley, acredita que para se falar de motivação é preciso entender do assunto e tratá-lo com paixão, entusiasmo, energia e determinação. “A verdadeira motivação é duradoura, é como fogo de lenha. Euforia é como fogo de palha, é momentânea e passageira. É também conhecida como motivação oba-oba”, afirma o especialista que complementa: “É importante saber de que nível organizacional, estratégico, tático ou operacional é a equipe. Se o clima organizacional for horroroso as premiações vão ter pouco efeito e até serem vistas com cinismo”. Assim, é importante saber como é que a liderança se manifesta e como os conflitos internos são tratados.

Quem premia o colaborador está em busca de um retorno ainda maior por parte do funcionário. Sinônimo de produtividade. “A motivação por meio da valorização – reconhecimento, recompensa e perspectiva –, gera o retorno em função do valor que ele [o funcionário] gera para a empresa, sua importância e sua responsabilidade, faz com que ele se sinta ‘dono’ e normalmente muito mais feliz”, explica Bregolato.

Já José Augusto Wanderley compartilha de opinião diferente. Para ele, a felicidade não está ligada diretamente ao rendimento. “Às vezes, uma pessoa pode ser feliz porque foge dos problemas. O funcionário que rende mais é o que sabe superar adversidades, contrariedades e a lei de Murphy”, justifica Wanderley.


Fonte: Revista Gestão & Negócios Edição Número 63.

Nenhum comentário: