quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como fazer um vídeo institucional?

Como fazer um vídeo institucional

Com a popularização dos smartphones e dos demais dispositivos móveis, consome-se, cada vez mais, conteúdo audiovisual em vez de textos. E as pessoas cada vez mais esperam conteúdo em vídeo nos diversos momentos da vida. Assim, os vídeos institucionais têm se tornado extremamente importantes para qualquer negócio. Basta ver que atualmente todos os grandes cases de sucesso de marketing da era da internet envolvem vídeos — e há uma razão para isso acontecer. Vídeos entregam mensagens de forma consistente, didática e ao mesmo tempo emotiva, uma forma poderosa de atingir qualquer audiência. Quer saber então como fazer vídeo institucional? Confira nosso post e aprenda já:
 Passo 1: avaliação e proposta
Nesse estágio, cliente e produtora de vídeo se encontram e discutem necessidades, demandas, público-alvo e, principalmente, o objetivo do projeto. Há muitos momentos em que um vídeo institucional é a ferramenta ideal. Será parecido com um comercial de TV, contando uma história? Irá abordar a empresa ou algum valor defendido por essa empresa? O foco do vídeo está em vendas, cliques, assinaturas, e-mails?
Esta etapa é o pontapé inicial ao fazer o vídeo institucional, daí todos outros passos irão se desdobrar. Este também é o momento em que o cliente dá sua maior contribuição, pois só ele poderá avaliar se os objetivos são os ideais dentro do seu modelo de negócios.
 Passo 2: pré-produção
Um dos elementos mais importantes dessa etapa está na busca de referências. Com que outros vídeos esse vídeo institucional vai se parecer? Será um vídeo com imagens bonitas e narração? Ou um vídeo curto com atores e diálogos? Há empresas do mesmo segmento, talvez de outros outros países, que podem servir de inspiração? Será um vídeo institucional com cara de vídeo educativo? Há algum ponto que pode ser melhor explicado por animações 2D ou 3D ou por motion design?
São muitos caminhos possíveis. O passo 2 começa com esse processo de criação, conhecido como brainstorming, e termina com a redação do roteiro do vídeo institucional. Se quiser entender melhor o processo de produção de roteiros veja este artigo.
 Passo 3: produção
Chegou o momento de pôr a mão na massa. Se o vídeo envolve gravações de cenas, será a hora de levar as câmeras para as locações e produzir as imagens pretendidas. Se envolve animações 2D ou 3D, a labuta fica com os profissionais e seus computadores, que desenharão os gráficos e as imagens. Qualquer narração ou dublagem do vídeo institucional também é feita aqui. Neste momento há pouco envolvimento do cliente, pois tudo foi definido nas etapas anteriores e a produtora de vídeo deve produzir o material da melhor forma possível.
Da parte do cliente, nunca é demais lembrar cuidados ao escolher uma produtora de vídeos.
 Passo 4: pós-produção
Este é o momento quando o vídeo realmente toma forma. A edição se encarrega de escolher as melhores cenas e montá-las na ordem correta. Nasce a trilha sonora, o som é masterizado, os efeitos visuais e os letterings são adicionados. Os editores assistem ao vídeo várias vezes e fazem ajustes, até que todos os elementos visuais estejam soando naturais e orgânicos, de forma que o espectador final tenha sua atenção na história.
 Passo 5: entregando para audiência
Finalizado o vídeo institucional, é hora de mostrá-lo ao público. Ele pode ser carregado na página da empresa, ir para o YouTube, ser exibido na televisão, ser exibido apenas em apresentações, congresso ou reuniões, e muitas outras. Essa entrega já foi, provavelmente, definida no primeiro passo, juntamente com a especificação do objetivo e do público-alvo do vídeo. Fique atento, pois há diversasformas de divulgar vídeos.
 Passo final: medindo resultados
O que é sucesso? Você só vai saber se definir e medir os resultados das ações de marketing. Procure isolar as diversas ações realizadas, definir objetivos e medir qual é o impacto do vídeo institucional nesses objetivos. Dessa forma você consegue não só ter segurança quanto aos seus resultados presentes como poderá subsidiar decisões de investimentos futuros.

Um comentário:

Lily disse...

Your article is extraordinarily smart.I love to browse your diary's posts everyday and that i got vast facilitate from your blog and developed a replacement app avast antivirus for android free download
you'll check.Thanks for wonderful diary.