segunda-feira, 8 de junho de 2015

O que você busca: Fama, dinheiro ou poder?



Afinal, o que você quer para você? Esta foi a pergunta que fiz para um empresário bem-sucedido num almoço de trabalho que tivemos a oportunidade de desfrutar juntos em São Paulo. Ele tinha dinheiro o suficiente, dizia que era muito feliz com a esposa, era reconhecido pelo seu trabalho, e ainda poderia ser considerado uma pessoa de sucesso. Você quer fama, sucesso, reconhecimento, dinheiro, poder ou felicidade?

Para minha surpresa, ele me respondeu: “eu quero fama. Sonho em ser alguém famoso”. Confesso que fiquei um pouco desconcertada com a resposta, porque eu não sabia até onde ele realmente queria aquilo tudo, ou até onde a fama era a única coisa que ele ainda não tinha alcançado na vida. Sim, muitas pessoas passam uma vida inteira procurando apenas o que elas não têm, e olham demais para o lado de fora, esquecendo de alimentar o lado de dentro, esquecendo de olhar para o seu corpo, para a sua alma, para o seu coração.

Rebecca sentou-se ao meu lado num longo vôo em que fizemos de São Paulo para Recife. Eu estava na janela, ela no corredor. E entre nós, ninguém. Aproveitei o espaço livre para colocar meus materiais, e acabamos dividindo a poltrona vazia. Eu estava na fase inicial do meu segundo livro (Leve o Coração para o Trabalho) e tinha levado comigo alguns impressos e algo que eu já havia escrito sobre o amor pelo trabalho. Eu tinha percebido que ela não tirava o olho dos meus impressos, mas achei que pudesse ser por qualquer outro motivo, menos pelo motivo em si.

Só me dei conta disso, quando voltei do banheiro e pedi licença para Rebecca para voltar ao meu lugar. Ela me olhou e perguntou: Você gosta do que faz?. Aquela pergunta me pareceu estranha, naquele momento. Eu quase dei risada, mas preferi responder olhando nos olhos dela: Sim eu amo o que eu faço, mas por quê? Porque eu estava olhando esse seu material, e ele chamou muito a minha atenção, desde que você entrou no avião. Então, não me contive e perguntei? Você ama o que faz, Rebecca? E ela me olhou, com os cheios de lágrimas e disse “não”.

Ela me contou que era promotora de vendas de um laboratório farmacêutico, mas que o seu sonho da vida toda era a medicina. E por que não tentar a medicina, Rebecca? “Eu ganho bem neste laboratório, e já estou com 27 anos. Acredito que seria tarde para começar uma carreira. O dinheiro que eu ganho me permite hoje ter tudo o que eu preciso e quero. Eu viajo, eu compro, eu me visto, eu tenho a minha independência. Se eu largasse tudo pela medicina, teria de começar do zero”. E você não está disposta? Não.

Rebecca para mim é um típico exemplo de alguém que abandonou seu sonho sem tentar ser feliz. Alguém que tem o medo maior do que a vontade. O comodismo maior do que o amor. Infelizmente, Rebecca é um retrato dos profissionais que temos no mercado. Eles preferem morrer de frustração a descobrir que são seres humanos que podem errar, lutar e alcançar o sucesso de uma maneira plena. Para ela, sucesso é chegar onde chegou. Por medo do fracasso, muitas vezes deixamos o sucesso de lado.

Tom Peters, autor consagrado de livros de negócios, compreende perfeitamente o poder do fracasso quando aconselha a todos nós a sermos “fanáticos por fracassos”. Ele defende que quanto mais fracassos, maior será o sucesso”, e cita como exemplo Thomas Edison, que voltou dez mil vezes para a prancheta antes de conseguir criar a lâmpada elétrica e Abraham Lincoln, que perdeu nove eleições, mas ganhou três, sendo que uma delas o levou à presidência dos Estados Unidos. São os chamados “fracassos bem sucedidos”. Peters afirma: “mostre-me um empresário bem-sucedido e eu lhe mostrarei um fracasso”.

Já falamos anteriormente sobre a questão do quanto somos cobrados pelo mundo para termos sucesso, para sermos bem-sucedidos. Mas, e o quanto nos cobramos de fazermos as coisas que satisfazem a nossa alma? Geralmente vamos deixando para trás, empurrando com a barriga, ou esperamos que alguém decida por nós sobre o nosso próprio futuro. Isso se chama autoboicote, sabia? E, digo mais, você não imagina a quantidade de pessoas que o fazem todos os dias. E sabe qual o principal motivo porquê tudo isso acontece? Por medo. Isso mesmo, medo do sucesso. Medo de não conseguir, de desapontar as pessoas que amamos, de frustrar expectativas, de descobrirmos que somos limitados, que erramos e que muitas vezes precisamos de uma segunda chance. A minha pergunta é: como o universo nos dará uma segunda chance, se você não é capaz de se dar a primeira?

Artigo publicado originalmente no www.Administradores.com.br

Nenhum comentário: